Prêmio Reviewers Choice do INTERACT destaca pesquisa do C3SL sobre redesign da MECRED

Prêmio Reviewers Choice do INTERACT destaca pesquisa do C3SL sobre redesign da MECRED

Pesquisa premiada aplicou Leis da Simplicidade para tornar a rede social MECRED mais intuitiva e acessível ao público da educação

A pesquisa sobre o redesenho da rede social educacional MECRED, desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), foi premiada com o “Reviewers Choice AWARD” no 20th IFIP TC13 International Conference on Human-Computer Interaction (INTERACT), realizado de 8 a 12 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O trabalho premiado, intitulado “Applying the Laws of Simplicity to Redesign an Educational Social Network”, aborda a aplicação das 10 Leis da Simplicidade, formuladas pelo professor e pesquisador do MIT John Maeda, no redesenho da MECRED, a maior rede social dedicada à educação no Brasil. O objetivo principal foi simplificar a interface e facilitar o entendimento do funcionamento da plataforma, que atende professores, alunos e demais interessados na interface entre educação e tecnologia.

O estudo foi orientado pelo professor Roberto Pereira, do Departamento de Informática (Dinf) da UFPR, e assinado pelos pesquisadores de pós-graduação e bolsistas do C3SL, Jonas Lopes Guerra e Krissia Menezes, e pelo pesquisador do Dinf, Deógenes Pereira Da Silva Junior.

Segundo Jonas, a missão de redesenhar uma rede social brasileira que tem como público-alvo professores, alunos e pessoas interessadas na relação educação e tecnologia, é de uma complexidade muito grande, e, portanto, demandou uma abordagem pautada na simplicidade. “Nós buscamos simplificar tanto a interface quanto o entendimento do funcionamento da MECRED, e para isso estudamos a fundo as Leis da Simplicidade e desenvolvemos uma série de protótipos para avaliar as soluções que geramos a partir das Leis, antes de implementá-las. O artigo premiado no Interact, descreve como foi o processo de redesign da MECRED, pautado na simplicidade”, destaca.

Em um cenário digital cada vez mais marcado pelo excesso de informações e interfaces complexas, o desafio da pesquisa desenvolvida por Lupus é seguir a ótica da simplicidade. Lançada em 2015, a MECRED foi criada para reunir e compartilhar recursos educacionais, como planos de aula, materiais multimídia e coleções personalizadas. Com o tempo, a plataforma cresceu, acumulando funcionalidades e informações, o que acabou tornando a navegação e o uso mais desafiador para seus usuários.

Com isso, o foco da pesquisa foi explorar o potencial as Leis da Simplicidade para dar suporte no processo de redesign da plataforma, que combina funcionalidades de rede social e repositório de recursos, atendendo às necessidades de diversos usuários em um contexto socioeconômico diverso.

A pesquisa utilizou a metodologia de Action Research, combinando a prática do Design Reflexivo para desenvolver os protótipos e sessões de Thinking Aloud para avaliar o resultado dos protótipos, envolvendo o time de desenvolvimento e a equipe técnica do MEC. Os usuários eram convidados a navegar pela plataforma enquanto compartilhavam suas impressões e dificuldades, permitindo aos pesquisadores identificar pontos críticos e testar melhorias em tempo real.

A aplicação das Leis da Simplicidade resultou em uma interface mais simples, com navegação mais intuitiva e redução do tempo necessário para completar tarefas na plataforma. A pesquisa também gerou um conjunto de questões orientadoras para o uso das Leis da Simplicidade no design da experiência do usuário, além de explorar possibilidades para pesquisas futuras sobre a relação da Simplicidade com a Experiência do Usuário.